Resenha: Os 13 Porquês por Jay Asher

By | quarta-feira, março 25, 2015 2 comments

 Sua forma de agir com as pessoas irá mudar.


Título Original: Thirteen Reasons Why

Editora: Ática

Número de Páginas: 256

Ano de Lançamento: 2009

Onde Comprar: Cultura | Saraiva | Submarino (Não disponível)








     Os 13 Porquês é um drama escrito por Jay Asher.

     Hannah Baker é uma garota popular, até o dia em que se mata. Clay é um garoto comum, até o dia em que recebe umas fitas misteriosas contando o motivo de Hannah ter se matado. E ao escutar as confissões da menina, percebe que está mais envolvido na história do que ele pensa.

     Geralmente, quando estamos cursando o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, temos que ler alguns livros. Às vezes eles nos trazem um exemplo da literatura de uma certa época, às vezes para o vestibular e esporadicamente temos os que oferecem uma grande reflexão sobre o ambiente escolar. Os 13 Porquês não é paradidático, mas faz o tipo daqueles que nos faz pensar.

     O livro começa sendo bem direto. Antes da página vinte, já temos Clay escutando as fitas, de início pode ser confuso, porém ao decorrer do primeiro capítulo já vemos que uma coisa puxa à outra. Mas mesmo assim, antes mesmo da página cinquenta, já sabemos o propósito da história. Só que, a reflexão não vem de primeira, ela vem com cada acontecimento, com cada motivo. Eu achei essa jogada do autor bem interessante, pois, pelo menos comigo, eu fiquei mais "tocado".

     Os personagens, ao meu ver, foram bem construídos. O mesmo com a trama. Foi tudo bem articulado para no final se interligarem e a grande lição ser passada. Sobre o elenco, Asher mostra adolescentes fazendo coisas de adolescentes, o que é bom, pois na maioria dessas histórias, os jovens acabam parecendo crianças. Entre a vasta gama de pessoas envolvidas na história, a grande estrela é Hannah, a garota é simplesmente um alerta para o leitor. Eu achei o trabalho do autor nela incrível. Então, quando for ler, preste bastante atenção nela.

     Apesar de trazer uma enorme e necessária reflexão, a escrita de Jay Asher não apresenta nada muito genial. Porém, gosto de ressaltar que ele conseguiu cumprir com êxito o propósito proposto na premissa do livro.

     Não tenho mais o que falar sobre Os 13 Porquês. Se você puder ler, leia. Sua forma de agir com as pessoas irá mudar. Eu só tenho à agradecer ao Jay Asher por abrir os meus olhos.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. resenha linda, faz muito tempo q tenho vontade de ler o livro OS 13 PORQUES.

    ResponderExcluir