Resenha - Se Eu Ficar por Gayle Forman

By | segunda-feira, dezembro 08, 2014 Deixe o seu comentário

     
"Emocionante, apaixonante e tocante..."

Título Original: If I Stay
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 224
Ano de Lançamento: 2014



    



     Se Eu Ficar é um romance escrito por Gayle Forman.

     Neste livro, conhecemos Mia, uma violoncelista de dezesseis anos que namora Adam, cantor de uma banda punk. Em um certo dia, a garota sai com seu pai, mãe e irmão e no trajeto acontece um inesperado acidente de graves consequências. Entre a vida e a morte, é dada a musicista a opção de entre seguir em frente ou ficar e tentar ser feliz com o amor da sua vida.

     Antes de realizar esta leitura, já tinha assistido o filme, que tem o livro como inspiração, e eu simplesmente amei. Sabe aquele filme que você chora até com o trailer? Esse foi o meu caso com a adaptação cinematográfica e consequentemente com o romance que a originou. Só que existem diferenças. Particularmente, a Mia do filme é bem mais simpática do que a da narrativa de Forman. Por esse motivo, dei quatro estrelas de classificação para o livro.

      Quando entramos na vida da musicista, somos logo surpreendidos por momentos tristes. A melancolia se faz presente durante todas as páginas e por um lado isso é angustiante. Essa sensação de angústia se motiva pelo fato de a trama ser forte e densa. Impossível não ficar mexido com a situação da garota. Poucos livros me deixaram emotivo como esse. Sinceramente, não saberia como reagir à uma situação como a da menina. Mexeu bastante comigo o fato de como um acidente acaba mudando tanto a vida da pessoa que sofreu, quanto a dos familiares e das pessoas que a circundam.

      Uma coisa que não me agradou muito foi o fato de que a parte musical ser retratada de forma bem vaga no livro, uma vez que no filme temos uma presença constante da música. Em razão do pouco destaque dado ao Adam na narrativa, me senti um pouco frustrado. Apesar de ele ter uma presença "constante", o seu personagem ficou parecendo um fantasma. Esperava bem mais de um protagonista na situação dele.

      Não tenho mais reclamações a fazer sobre a história, agora só tenho elogios. A narrativa e os diversos momentos de quebrar o coração com certeza se tornaram inesquecíveis para mim e com certeza para os amantes de um bom drama.

       Se Eu Ficar ao mesmo tempo que é romântico, é destruidor de sentimentos. O apelo emocional funcionou comigo e me fez amar ainda mais a história e, claro, me deixou ansioso para ler a continuação "Para Onde Ela Foi", que é narrada pelo ponto de vista do Adam. Tanto o livro, quanto o filme são mais do que recomendados. Emocionante, apaixonante e tocante. Ao concluir a leitura, provavelmente irá se questionar sobre várias questões.




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: